Ismael Mateus, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais
Fonte: Jornalistas de Angola - 23 de Maio 2016
O nosso homenageado desta semana é um radialista de bastidores e de escrita. Tem como marcas “O Bué de bocas”, “Recados para o meu chefe”, programas informativos, debates e entrevistas.
Ismael Mateus, Jornalista angolsno |
Chama-se Ismael Mateus Sebastião. Nasceu em Luanda, no município do Sambizanga.
Sobre as pessoas que o inspiraram no jornalismo afirma que todos os seus chefes foram importantes na sua carreira desde o Francisco Simons, Luisa Fançony, Nuno Fernandes, Maria Joao Mendes, Arlete Bolonhês, José Patrício, Reginaldo Silva e David Borges. Destaca ainda Guilherme Mogas que não sendo jornalista lhe deu uma visão pragmática das coisas. “Cada um deles, à sua maneira, fazem parte do meu percurso”, afirma.
Passou por várias redacções: na Direcção de Informação da Rádio Nacional de Angola como estagiário, jornalista, sub chefe de redacção, chefe da redacção económica, chefe da redacçao central e chefe de departamento de informação. Trabalhou ainda na LAC como editor chefe. Passou pela RDP- África como jornalista, repórter, realizador de programas e chefe de redacção. Passagens também pela revista Muangole como redactor e mais tarde como chefe de redacção.
Professa a religião Metodista e regularmente vai a igreja.
Afirma que é um apreciador da música africana e angolana. “Gosto de tudo, Bangao em primeiro lugar mas também Mito Gaspar, Dodo Miranda, Gabriel tchiema, Duo canhoto, Banda Movimento, Banda Maravilha, Carlos Lopes, Desbunda, Ndengues do kota Duro, Tunjila TuaJokota, Sassa Tchockwe, Tunga Nzola, e tantos outros” conclui.
Tem como actores e actriz predilectos Daniel Martinho, Orlando Sergio, Luis Kifas e Josefina Santos.
Em relação a filmes gosta principalmente de suspense, romance e policiais. Diz não gostar de novelas pois não tem tempo nem paciencia. “Vejo noticiários, debates, facebook e coisas mais realistas. Novelas e big brothers não é comigo”, revela.
Moamba de ginguba feita com galinha rija ou bagre fumado com muteta é o seu prato típico preferido. “Também gosto muito de Ingole e de Mutombo”.
Gosta de ler…” leio quase tudo da espanhola Rosa Montero, da chilena Isabell Allende e do brasileiro João Ubaldo Ribeiro”, diz. Ismael revela que também faz agricultura.
É admirador confesso dos sul africanos Nadine Gordimer e J. M. Coetzee.
O nosso homenageado tem uma grande paixão por Benguela, onde já viveu, e por Namibe. No estrangeiro gosta de Londres, Amesterdão, Lisboa e Barcelona.
Entre as individualidades que já entrevistou destacam-se Nelson Mandela, na sua primeira visita a Angola e ainda não era presidente, Boutros Ghali, como Secretário-geral da ONU e o próprio presidente José Eduardo dos Santos.
Afirma que não pretende mais estar ao microfone, fazer entrevistas, etc. “Penso em formar as futuras gerações”, revela.
Ismael sonha com uma Angola justa, mais igual para todos, que não tenha “donos” e onde todos se sintam melhor.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Ismael Mateus.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola.
Luanda, 23 Maio de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana"
0 comentários: