Manuel Luamba, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais
Fonte: Jornalistas de Angola - 30 de Maio 2016
Voltamos a Rádio Despertar Angola ao encontro do jornalista Manuel Luamba
Manuel João Luamba, nascido a 9 de Agosto de 1985, no município de Kalandula, Província: Malanje, é o homenageado desta semana.
Manuel Luamba, Jornalista angolano |
Já trabalhou para a Rádio Despertar, Semanário Manchete e DW África. Como fontes de inspiração na profissão citou António de Sousa, Alexandre Dinís, Mário Vaz e Patrícia Matos (TVI).
Solteiro, pai de uma menina que fez questão de realçar que “ama muito”, referiu que quando não está a trabalhar gosta de ler (prosa e poesia) e também de escrever. Tal como aos outros homenageados pedimos-lhe que falasse dos seus defeitos. “desleixo e teimosia”, assumiu, acrescentando, entretanto, que luta diariamente contra estes. E virtudes? “bondade”, respondeu. Nesta altura está a ler o livro “Clandestinos no Paraíso”.
Escritores que gostas de ler: Luís Fernando (Clandestinos no Paraíso), Wanhenga Xito (Mestre Tamoda e Outros Contos), Dan Brown (Código da Vinci e Fortaleza Digital).
Católico, Manuel Luamba diz que espera “ver a segunda vinda de Jesus Cristo”
Residente no município de Belas explicou-nos que gosta também de música tendo destacado nomes de Paulo Flores e MCK, em Angola, e no estrangeiro EMENEM, AC/DC e Roberta Miranda.
Já os seus actores preferidos são Addy Murphy e Angelina Jolie. Como prato prato típico preferido referiu o Funge (com qualquer acompanhante).
Como figura nacional de referência elegeu Catarina Vunge Luamba, sua mãe e no plano internacional Nelson Mandela e Barack Obama.
Qual é o sonho de Manuel Luamba para Angola: “ver o Estado mais democrático e reconciliado”, respondeu. Já a sua cidade de eleição no País é Benguela (por ser calma) e no estrangeiro Roma.
Estudante da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola, Manuel Luamba diz que até aqui não entrevistou nenhuma grande individualidade porque, para ele, esta classificação só se aplica as pessoas que têm grandes actos e actos nobres como José Mugica ou a Madre Teresa de Calcutá.
já se sente realizado? “Não. Nunca me vou sentir realizado. Lenine dizia que ‘o desejo de adquirir cada vez mais é digno do ser humano’. Acho que vou morrer com a cara trancada por não conseguir materializar todos os meus sonhos: ser escritor, actor, músico, voluntário, enfim, sou um perfeccionista nato”, disse finalmente.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Manuel Luamba.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
0 comentários: