14:59 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments



Josina Carvalho Alfredo,  jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais



Fonte: Jornalistas de Angola - 25 de Julho 2016


Somamos e seguimos com as nossas homenagens semanais e desta vez fomos ao encontro da jovem jornalista das Edições Novembro (Jornal de Angola) a Josina de Carvalho Alfredo.
Josina Carvalho Alfredo, Jornalista angolana

Josina Antónia de Carvalho Alfredo, natural de Luanda, Maianga, é a jornalista eleita esta semana.
Quando não está a trabalhar gosta de ver televisão e contou-nos que daí veio seu gosto pelo jornalismo e decidiu fazer o curso médio, para tornar-se uma profissional como Ernesto Bartolomeu, Ana Lemos e Mariana Ribeiro, que eram rostos mais conhecidos da época. “Depois de fazer o curso e estar no Jornal de Angola, passei a me inspirar na Luísa Rogério, Osvaldo Gonçalves, Luís Fernando e Caetano Júnior”, contou-nos.
O Jornal de Angola foi o seu primeiro emprego. “Fui encaminhada pelo Instituto Médio de Economia de Luanda, onde fiz o curso de Jornalismo, para fazer o estágio. Depois de um ano de estágio, o Jornal abriu um concurso público para jornalistas e profissionais de outras áreas, no qual participei com os jornalistas Anaximandro Magalhães, Rosa Panzo e André da Costa. Contando com o período de estágio, eu e eles estamos no Jornal de Angola há 15 anos, desde o dia 19 de Março de 2001”, lembrou.
Solteira, esta linda e competente jornalista confessa-se “excessivamente prudente e pacífica”. Gosta de ver programas de música e de entretenimento, filmes e de leitura e interessa-se por assuntos ligados à música, cinema, moda, culinária, cabelos naturais e à decoração.
Católica, reside na Maianga. Quanto aos seus gostos musicais destaca Gabriel Tchiema, Totó, Matias Damásio, Yola Semedo, Lina Alexandre. A nível internacional referiu Grace Évora, Michael Jacson, Whitney Houston; Adele, Alicia Keys, James Blunt.
Já sobre os actores realçou Denzel Washington; Val Kilmer, Ben Affleck, Cuba Gooding Jr, Matt Damon e as actrizes Sandra Bullock, Jennifer Aniston, Júlia Roberts. Filmes Predilectos: “Homens de honra”, “Invictus”, “12 anos de Escravo”, “A procura da felicidade”, “O renascido”. “Faces da verdade”.
O seu gosto pela televisão continua e nesta altura acompanha, quando pode, a novela “Haja Coração”.
O seu prato preferido é o Funge de bombó com carne seca, kizaca e feijão de óleo de palma.
O último livro que leu foi de “Alek Wek: a refugiada africana que se tornou top model”. No que toca aos escritores admira Uanhenga Xito, Luís Fernando, Paulo Coelho, Sidney Sheldon.
Nelson Mandela é a figura que Josina de Carvalho destacou. E que sonho tem para Angola? “Ver uma Angola desenvolvida, com mais justiça social, e sem corrupção”, afirmou.
Luanda, Lisboa e Cape Town são as suas cidades preferidas.
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Privada de Angola e Mestranda em Governação e Gestão Pública no Centro de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade Agostinho Neto, Josina de Carvalho é uma jornalista. Do seu percurso profissional destaca as entrevistas que fez com a jurista e académica, Maria do Carmo Medina, e a antiga representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas em Angola, Margareth Anstee.
sendo que a figura que gostaria de entrevistar é o Papa Francisco.
“Não me sinto realizada. A vida ainda me reserva muitos desafios”, fez questão de realçar.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, esta excelente e grande profissional do jornalismo angolano Josina Carvalho Alfredo.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola.
Luanda, 25 de Julho de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana"
Celso MalavolonekeKinna Dos Santos MuanawassaReginaldo Silva,Vânia Varela MesquitaLuis FernandoSuzana MendesFonseca Bengui,Maria Luísa RogérioJamba LimaAnita MargosoGabriel VelosoPaulo Miranda JrAdebayo Emanuel João VungeDavid David MirandaCeleste CelinhaCeleste de BritoNina CodinhaSalgueiro VicenteLiberato FurtadoAdriano SapiñalaTito CambanjeEkuva EstrelaPaula Simons,Niki MenezesCarla CastroCarla Prudente PrudenteDedaldino ConceicaoJaime V. AzulayDrumond JaimeSalu GoncalvesElsa PatacoHelena LimaLuisa FançonyFernando GuelengueDavid David MirandaRossana MirandaGabriel TchiemaAmélia LopesAmélia Da LombaLomba Raquel LombaVictor Hugo Plineo NgongoVictor Hugo MendesVictor BaiaoAntónio Chocolath MangovoAna Filomena DomingosAna AmorimAna Cristina GeremiasJose Quissanga,Alexandra SimeãoSiona Junior SionaCosta JuniorDomingos Junior,Kieza Silvestre TchissolaMatias PiresAntónio MuachilelaMario Rosa De AlmeidaMariano AlmeidaMariano BrásMariano Cafelo Figueiredo FigueiredoArlindo ACArlindo IsabelSebastião Panzo PanzoAntonio Panzo Punidor.




0 comentários:

18:51 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments



Adolfo Manuel,  jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 06 de Maio 2016


Fomos novamente a terra das Acácias Rubras ao encontro do jornalista e actual Director-Adjunto da Rádio Benguela. Adolfo Manuel Bambino
Adolfo Manuel, nascido a 18 de Dezembro de 1975, na comuna de Malango município do Chongoroi, Província de Benguela, é o homenageado desta semana.
Adolfo Manuel, Jornalista angolano

Como jornalista sempre esteve ligado a Rádio Benguela.
Adolfo Manuel Fez o seu primeiro relato de futebol em 2005 no jogo Primeiro de Maio de Benguela frente a Sonangol do Namibe para a taça de Angola. Em Fevereiro de 2007 relatou pela primeira vez fora do País isto foi no jogo Botswana Angola em sub 23.
Como fontes de inspiração na profissão citou Manuel Rabelais, Luis Fernando, Reginaldo Silva, Celso Malavoloneke, António Muachilela, Mariano de Almeida em Portugal Nuno Matos, Fernando Eurico ambos da Antena 1 e Rui Almeida da Supersport.
Afirma que é muito grato aos grandes profissionais Mesquita Lemos, João Carlos de Carvalho, Adão Gabriel, Carlos André Gregorio, Gaspar Santos e José Quissanga, Vaz Kinguri, pelos ensinamentos das técnicas de locução.
Adolfo Manuel vive maritalmente com a dona Rosa Florentina " Mãezinha" pai de três filhos, Marcos, Adolfo e o Roxane, referiu que quando não está a trabalhar (gosta da vida do campo, cuidar dos animais, tomar banho no rio, ver uma boa partida de futebol e fazer praia na companhia da família).
Tal como aos outros homenageados pedimos-lhe que falasse dos seus defeitos. “Me isolo quando algo me aflige”, assumiu, E virtudes? “Paciência e saber esperar”, respondeu.
Católico praticante, residente na avenida 10 de Fevereiro no município de Benguela, explicou-nos que gosta também de música tendo destacado o nome de de Andrea Bocceli.
Já os seus actores preferidos são Lima Duarte e Suzana Viera. Como prato típico preferido referiu o pirão (com molho de tomate, lombi e carne de vaca assada), bem acompanhado com sumo de mucua.
Como figura nacional de referência elegeu Agostinho Neto e no plano internacional Fidel de Castro.
Escritores que gostas de ler: Pepetela (As Aventuras de Ngunga e tantos outros contos) e nesta altura está a ler ( Problemas Estratégicos da Guerra Subversiva de Mao TSE-Toung.
Qual é o sonho de Adolfo Manuel para Angola: “ver uma Angola mais Unida”, respondeu. Já a sua cidade de eleição no País é Lubango e no estrangeiro Algarve Portugal.
Licenciado em Psicologia pela Universidade Agostinho Neto, Adolfo Manuel diz que sonha entrevistar Fidel Castro. Frisou-nos que a nível desportivo já entrevistou o Camaronês Issa Yato Presidente da CAF, o Uruguaio Gustavo Ferrim os angolanos Oliveira Gonçalves, Romeu Filemon e Lito Vidigal o português Manuel José e quase todos treinadores nacionais
Já se sente realizado? Não. Tenho ainda muito caminho a percorrer, disse finalmente.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Adolfo Manuel.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola.
Luanda, 06 Maio de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana".




0 comentários:

17:52 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments


Salas Neto,  jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 13 de Junho 2016



O homenageado desta semana é um dos grandes nomes do jornalismo escrito em Angola e Director-Geral do Semanário Angonlense ele é o jornalista Salas Neto.
Salas Netos, Jornalista angolano


Gonçalves Manuel Afonso Neto, mais conhecido nas lides jornalísticas como (Salas Neto), nasceu a 4 de de Janeiro de 1960 no distrito Urbano do Sambizanga município de Luanda província com mesmo nome.
Sobre as pessoas que o inspiraram no jornalismo citou Graça Campos e Quinito Costa (Kajim Bangala). 
Passou por várias redacções: ANGOP, Jornal de Angola, Folha 8, TPA, Angolense, e Semanário Angonlense, sem contar as colaborações para outros jornais e revistas Nacionais e Estrangeiras.
Casado com a Dona (Guiomar F. M. S. Gonçalves com quem vive há 36 anos, afirma, "ser pai de uma filha e já tem cinco (5) netos) felizmente".
Tem como hobbies jogar xadrez, mas agora, por razões de saúde passa o seu tempo livre a ouvir boa música, realçou-nos, que tem curiosidade de conhecer Deus e os extras terrestres
Sobre os seus defeitos e virtudes ele diz-nos que é rabugento, mas sincero, honesto e sem tempo para ter inimigos.
Relativamente ao seu credo-religioso "assumi ser mais do que um Ateu", reside no bairro Nelito Soares, no distrito Urbano do Rangel. 
Em relação aos gostos musicais, Kassav e o nossos sembistas, são os seus favoritos. 
destacou a novela brasileira (Bem Amado); e no que toca aos actores elege o Denzel Washington, coleccionador de ossos.
E quanto a gastronomia contou-nos que o seu prato preferido é "Funji de Bagre Fumado, com Feijão de lado" 
Afirmar ter muito gosto pela literatura e que antes da nossa entrevista estava ele a ler o livro (Os Abutres do Vaticano) escrito por um Jornalista Italiano, mas tive de interromper por rezões de saúde que inspira muitos cuidados, "neste exato momento livro, só se for em Braile, em que ainda terei de me treinar".
Quanto a sua figura nacional elege o Rainha Njinga Mbandi e na arena internacional Nelson Mandela. 
Tal como a todos os homenageados questionamos-lhe sobre o seu sonho para o nosso país. " sonho com um pais onde toda gente tenha boa vida num bom País, em que o compadrio, o nepotismo e a corrupção não têm lugar". O eleito da semana tem Luanda como cidade preferida em Angola, Lisboa e Paris são suas no estrangeiro. Salas Neto tem o terceiro ano do curso de Direito e é Técnico Médio de Pedagogia, na especialidade de História e Geografia. Questionamos-lhe que figura gostaria de entrevistar ele respondeu-nos categoricamente que "já não tenho ninguém porque acabo de me reformar prematuramente por razões de saúde. Se assim não fosse gostaria é de entrevistar José Eduardo dos Santos".
" Já entrevistei em 1987 o Ministro do Comércio da Guiné Bissau. Só que a entrevista foi sabotada no jornal de Angola por mera ciúmera da chefia. Eu tinha apenas 1 mês de casa saído da ANGOP". Por outro lado não tenho razões para me sentir realizado nem um pouco mais ou menos, Afirmou.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Salas Neto.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autorais Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola.
Luanda, 13 de Junho de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana".




0 comentários:

17:26 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments



Manuel Luamba,  jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 30 de Maio 2016


Voltamos a Rádio Despertar Angola ao encontro do jornalista Manuel Luamba
Manuel João Luamba, nascido a 9 de Agosto de 1985, no município de Kalandula, Província: Malanje, é o homenageado desta semana.
Manuel Luamba, Jornalista angolano

Já trabalhou para a Rádio Despertar, Semanário Manchete e DW África. Como fontes de inspiração na profissão citou António de Sousa, Alexandre Dinís, Mário Vaz e Patrícia Matos (TVI).
Solteiro, pai de uma menina que fez questão de realçar que “ama muito”, referiu que quando não está a trabalhar gosta de ler (prosa e poesia) e também de escrever. Tal como aos outros homenageados pedimos-lhe que falasse dos seus defeitos. “desleixo e teimosia”, assumiu, acrescentando, entretanto, que luta diariamente contra estes. E virtudes? “bondade”, respondeu. Nesta altura está a ler o livro “Clandestinos no Paraíso”.
Escritores que gostas de ler: Luís Fernando (Clandestinos no Paraíso), Wanhenga Xito (Mestre Tamoda e Outros Contos), Dan Brown (Código da Vinci e Fortaleza Digital).
Católico, Manuel Luamba diz que espera “ver a segunda vinda de Jesus Cristo”
Residente no município de Belas explicou-nos que gosta também de música tendo destacado nomes de Paulo Flores e MCK, em Angola, e no estrangeiro EMENEM, AC/DC e Roberta Miranda.
Já os seus actores preferidos são Addy Murphy e Angelina Jolie. Como prato prato típico preferido referiu o Funge (com qualquer acompanhante).
Como figura nacional de referência elegeu Catarina Vunge Luamba, sua mãe e no plano internacional Nelson Mandela e Barack Obama.
Qual é o sonho de Manuel Luamba para Angola: “ver o Estado mais democrático e reconciliado”, respondeu. Já a sua cidade de eleição no País é Benguela (por ser calma) e no estrangeiro Roma.
Estudante da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola, Manuel Luamba diz que até aqui não entrevistou nenhuma grande individualidade porque, para ele, esta classificação só se aplica as pessoas que têm grandes actos e actos nobres como José Mugica ou a Madre Teresa de Calcutá.
já se sente realizado? “Não. Nunca me vou sentir realizado. Lenine dizia que ‘o desejo de adquirir cada vez mais é digno do ser humano’. Acho que vou morrer com a cara trancada por não conseguir materializar todos os meus sonhos: ser escritor, actor, músico, voluntário, enfim, sou um perfeccionista nato”, disse finalmente.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Manuel Luamba.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola.
Luanda, 30 de Maio de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana"




0 comentários: