04:13 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments



Luísa Fançany, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 07 de Março 2016



Fomos a busca da mãe do jornalismo angolano a menina do Kuito-Bié e Directora-Geral da Rádio (LAC) Luanda Antena Comercial.
Luísa Fançony, Jornalista angola

A homenageada desta semana é um nome incontornável do jornalismo angolano, esta é a semana de Luzia Moura dos Reis Fançony Antas de Almeida, conhecida entre os colegas de profissão como Luísa Fançony.

Nasceu no Luau, Província do Moxico, mas considera-se filha do Bié, onde viveu desde o ano e meio até aos 16 anos. Cresceu num ambiente católico, mas não é praticante de qualquer religião. Casada, tem dois filhos e quatro netos e quanto ao prato preferido diz que “é capaz de comer todos os dias caldo ou muzongue”. 

O seu percurso profissional começou na rádio, muito cedo, no Rádio Clube do Bié, como colaboradora e nessa condição esteve também no Rádio Clube do Lobito. “A minha vinda para Luanda, dá-se a convite de José Maria Almeida, que tinha programas na Emissora Católica de Angola. Os programas eram muito modernos e a temática não era muito adequada à minha locução, pelo que fui trabalhar para a Rádio Voz de Luanda, onde produzi um programa intitulado a Hora da Mulher e outros de entretenimento”, lembra.

Mais tarde, depois de uma passagem por Portugal entrou para a Emissora Oficial de Angola, como realizadora de programas.
Na Rádio Nacional de Angola foi directora de programas ao mesmo tempo que realizou programas como “Para a Mulher” e “Reencontrar a África”. Importa realçar que Luísa Fançony teve três passagens pela TPA, com programas ligados à mulher e ao debate de questões de índole social.

Em 1992 fundou a Luanda Antena Comercial (LAC) com Mateus Gonçalves e José Rodrigues, emissora da qual é Directora.
Depois de muitos anos de trabalho fez uma formação superior em Psicologia da Educação. “A opção por esta área deveu-se à especificidade dos programas que sempre produzi na rádio”, explicou.
Quando não está a trabalhar gosto de estar com a família e de viajar. Nesta altura revelou-nos que está a ler, ao mesmo tempo que outras publicações, o livro de Svetlana Alexievich, que venceu o Nobel de Literatura em 2015, que consta de depoimentos sobre o fim do homem vermelho ou da era do desencanto. “Penso que muitos angolanos ao lerem este livro, reconhecem as frustrações que viveram depois de todos os seus sonhos de igualdade social se tornarem impossíveis”, frisou.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, esta excelente e grande profissional do jornalismo angolano Luisa Fançony.
Parabéns! Continue a ser esta excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola
Luanda, 7 Março de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola"




You Might Also Like

0 comentários: