16:00 O Jornalista da Semana em Angola 5 Comments

Vânia Varela, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 13 Julho 2015


ATT. É a quarta mulher a ser distinguida neste Espaço, parabéns a ela
Para esta semana a nossa homenagem recai para uma das mais irreverentes vozes da Direcção de Informação da Rádio Nacional de Angola. 
Vânia Varela, Jornalista angolana

Vânia Mendes Varela nasceu a 27 de Outubro de 1979 no município da Maianga província de Luanda. Dentre as suas referências do radio-jornalismo angolano, ela elege: Paula Simons, Luísa Fançony e Amílcar Xavier.
Antes da Direcção de Informação passou pela área de programas e teve uma curta passagem pela Rádio 5.
Vive maritalmente com Fernando Mesquita e com ele tem dois filhos: Rani e Ricardo Mesquita. Assistir à televisão é dos seus hobbies favoritos. “Fico horas, às vezes madrugada a dentro a assistir à televisão”, confessou.

Na humildade que lhe é peculiar, assume que tem defeitos. “Sou muito teimosa e rabugenta”, disse. No leque de virtudes que tem, a solidariedade é dos pontos mais assentes: “ sou muito solidária com os problemas dos outros e se posso ajudo a resolver”, afirmou.

Vânia Varela professa a religião católica. É amante da música angolana na qual não perde a oportunidade de ouvir Matias Damásio e Paulo Flores, seus cantores preferidos.
Como boa amante de televisão, é apreciadora de telenovelas brasileiras e gosta muito dos actores José Mayer, António Fagundes, Camila Pitanga, Taís Araújo e Bety Faria. Gosta de filmes de acção. Mais do que apreciar a música e a televisão, Vânia gosta igualmente da gastronomia nacional, onde prefere o prato típico “Funge” acompanhado de “qualquer conduto”. 

Nos seus momentos livres não descarta estar com a família ou tratar da farta e longa carapinha. Adora leitura. O último livro que leu foi “Holocausto brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex. Neste momento está a ler “A trança”, de Manuel Rui Monteiro. Também gosta das seguintes obras e autores: José Eduardo Agualusa (As mulheres do meu pai), Pepetela (Lueji, Geração da Utopia), Manuel Rui Monteiro( Quem dera ser onda), Humberto Eco (O nome da Rosa) e tantos outros.

Nas figuras nacionais que aprecia uma delas é a juíza conselheira do Tribunal Constitucional Luzia Sebastião. Fora de portas Christine Lagarde, a directora do FMI, e a Chanceler Alemã Angela Merkel, assim como a Primeira-dama americana Michele Obama são as suas eleitas. 

Sonhos para Angola ela tem muitos, mas resumiu-os dizendo: “ sendo um país de futuro, sonho que cada angolano possa ter o mínimo para viver com dignidade”.
A cidade do Lubango, na província da Huíla onde já esteve 
diversas vezes é o seu local preferido. “No estrangeiro gosto de todos os lugares onde já estive. Cada um com a sua beleza e particularidade não dá para escolher um: Lisboa, Londres, Maputo, Joanesburgo, Oshakaty e há pouco conheci Roma”, contou.
Vânia Varela é bacharel em direito. Tem o sonho de entrevistar o mais alto mandatário da nação. Segundo ela, ainda não entrevistou uma grande individualidade. 

Esta Irreverente senhora acredita que todos os dias são de desafios e de grande aprendizado e eu quer mais e mais, portanto acha que ainda está longe de se sentir realizada.

A heroína da vida desta grande voz que apresenta os noticiários na RNA é a sua mãe: “é a minha vida, minha heroína, meu suporte, minha tudo. Grande mulher, minha Giza. Tudo que sou e que faço devo a ela”, disse-nos.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, esta excelente e grande profissional do jornalismo angolano ela É nada mais nada menos que a Jornalista, Vânia Varela
Parabéns e muitas felicidades pela distinta menção Honrosa a si e continue a ser este excelente profissional, com muita dedicação e competências
Luanda aos 13/07/2015
Repórter em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção é de
"FOLINO ELIAS"



You Might Also Like

5 comentários:

  1. Vânia Varela sabe muito bem como aquecer nossas manhã com notícias.
    Particularmente eu a admiro bastante.
    É meu desejo que tenhas êxitos.
    Um abraço caloroso. VCM

    ResponderEliminar
  2. Cheguei a conhecer a grande celebridade radiofónica no meu município (Quilengues) força Vânia

    ResponderEliminar
  3. Eu a admiro muito e tem uma voz brilhante e muito linda.

    ResponderEliminar
  4. Eu admiro e aconpanho a muitos anos só não pensei que tivéssemos a mesma idade kkkk. Começou muito cedo. A dupla VANIA VARELA e WDUARDO MAGALHÃES era brutal, sou fã, minha contemporânea.

    ResponderEliminar
  5. Vânia gosto muito da maneira como trabalhas e da sua voz principalmente no doeto dos noticiários com Antônio Muachilela... Com vontade e força de trabalho irás entrevistar o mais alto mandatário.

    ResponderEliminar