16:17 O Jornalista da Semana em Angola 1 Comments


Rossana Miranda, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 04 de Abril 2016

A homenagem desta semana vai para Rossana Paula de Almeida Miranda.
Nasceu aos 05 de Outubro de 1979 em Luanda.
Rossana Miranda, Jornalista angolana
Fez o ensino primário na antiga escola Pioneiro Zeca.
Fez o curso médio de Jornalismo no IMEL entre Janeiro de 1994 e Novembro de 1996, onde foi considerada a terceira melhor aluna do curso depois de João Lourenço e Estanislau Garcia.

Casada e mãe de dois filhos, Rossana é licenciada em relações internacionais.
Em Fevereiro de 1997 entrou para os quadros da LAC, num grupo de recém-formados saídos do IMEL. Recorda que na altura eram mais de 20 e foram submetidos a vários testes. Deste número ficaram apenas 8. Conta ainda que foi a segunda melhor estagiária, atrás da Francisca Pacavira.

Rossana teve a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais como Mateus Gonçalves, José Rodrigues, Cristina Miranda, Horvanda Andrade, Paulo Costa, Paulo Araújo, Sara Fialho, Luisa Fançony, entre outros.
Em 1999, à convite do Padre Aristides Neiva foi para a Rádio Ecclésia. Lá diz ter trabalhado com o Paulo Julião, Emanuel da Mata, Mário Vaz, Moura Jorge, Filipe Joaquim, Vanda de Carvalho, Herculano Coroado, Álvaro Fernandes, entre outros.
Incentivada pelo Paulo Araújo e após um casting, em 2000 ingressou nos quadros da Orion como repórter da Rubrica Dicas Rápidas, do Programa Nação Coragem.
Em 2001 foi contactada pelo Adebayo Vunge (nosso homenageado da semana ante-passada) e pelo Isaac Kay para apresentar o Programa Jovemania que era um projecto criado por eles.
Rossana diz ter sido um momento muito especial porque afirma terem mudado a forma de fazer entretenimento na TV angolana.
Ingressou também nos quadros da TPA em Agosto de 2008, mais concretamente na área de informação. Neste mesmo ano deixa a TPA e entra para a TV Zimbo. Nesta cadeia de televisão Rossana diz ter tido a oportunidade de se afirmar como profissional e tudo isso “devo muito ao Amílcar Xavier e ao Paulo Julião”, revela.
Com o apoio da Sílvia Milonga e da Maria Luísa Rogério conheceu alguns profissionais do Jornalismo escrito como Paulo Pinha, Pires Ferreira, Silva Candembo, Graça Campos, etc.
Entre 2001 e 2002 teve a oportunidade de publicar alguns textos na página de cultura do Jornal de Angola, cuja editora na época era a Luísa Rogério. Diz ser fã do Ismael Mateus com quem trabalhou na LitoMidia entre 2004 e 2006 em Comunicação Institucional.
Admira o Mateus Gonçalves que para ela é “o nosso maior comunicador deste tempo”. Adora a Paula Simons, a Maria Luísa Fançony...
“Acho a pena do José Rodrigues fantástica, assim como a do Luís Fernando”, diz Rossana.
“Os meus ídolos são todos da old School como se diz”, revela. Em termos de televisão adora a Clara de Sousa, a Teresa Dimas a Isha Sesay, Mário Crespo, Luís Ribas, Oprah winfrey, Ellen Degeneris, Fátima Bernardes...
Rossana gostaria de um dia ter um programa de entrevistas e nele ter grandes figuras como Obama, Papa Francisco, o Presidente José Eduardo dos Santos, Wole Soyinka, Lula da Silva entre outros.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, esta excelente e grande profissional do jornalismo angolano Rossana Miranda.
Parabéns! Continue a ser esta excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola
Luanda, 04 Abril de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola"





You Might Also Like

1 comentário: