16:01 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments

Esmeralda Chiyaka, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 2 Novembro 2015


Att. É a nona (9) mulher jornalista angolana a ser distinguida neste Espaço
A homenageada desta semana é Esmeralda Odeth Kassule Chiyaka Direito. Nascida aos 19 de Junho, no Huambo, jornalista da Rádio Ecclésia é casada e não tem filhos por enquanto.
Esmeralda Chiyaka, Jornalista angolana

Profissional dedicada, Esmeralda passa muito tempo na emissora católica de Angola onde dá o seu contributo para as emissões da Rádio Ecclésia. Quando tem tempo livre assiste documentários do National Geografic ou canal História, lê, canta ou compõe canções, o que dá uma ideia da sua versatilidade. 

“Leitura é um dos bons hábitos que aprendi enquanto convivi com o meu saudoso pai: leio maioritariamente livros próprios do meu curso de Relações Internacionais e escuso-me a descrimina-los por que são inúmeros, aprecio imenso a Bíblia, Cristiane e Renato Cardoso, Augusto Cury, Agostinho Neto, Manuel Rui Monteiro, Luís Fernando e Wanhenga Xitu (os discursos do Mestre Tamoda proporcionaram-me uma espectacular viagem ao imaginário) e outras tantas obra! Estou agora a ler Souad Queimada viva (livro que narra a história de Souad, uma mulher que vivia numa aldeia na Cisjordânia) ”. 
Questionamos-lhe sobre os seus defeitos ao que ela respondeu: frontalidade, isso tendo em consideração que nem sempre as pessoas estão preparadas para ouvir o lado nu e cru dos factos, “sem maquilhagem na linguagem”. 
Esmeralda professa a religião evangélica, Igreja Evangélica Congregacional em Angola – (IECA). Aprecia as músicas de Gabriel Tchiema, Pérola, Yola Semedo, Dodó Miranda, Guy Destino, Miguel Buila, Bruna Karla, Whitney Huston, Mariah Carey, e faz questão de realçar que aprecia “boa música”. Quanto aos actores LeToya Luckett, Forest Whitaker, Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong'o e referiu os filmes 12 Years a Slave, “o Mordomo da Casa Branca”, “Blood Diamond, “A filha do Pastor”, “Por que eu Me Casei” e “Uma Razão para Cantar” tendo acrescentado também que gosta da novela “ Os dez mandamentos”, inspirada na Bíblia. “É simplesmente fantástica!”, Diz.
Como prato típico preferido Esmeralda Chiyaka elege: pirão de fuba de milho com cabidela ou peixe seco.
Como figuras nacionais que admiram a jornalista desta semana enumera os seus pais, Sr. Chiyaka a Sra. Essanju os seus seis ( 6 ) irmãos e o seu esposo Manuel Sikato Direito. No que toca a profissão destaca os seus colegas na Ecclésia. “Com cada um deles aprendo todos os dias, partilho os mais variados momentos da minha vida, são especiais para mim”, realçou, acrescentando que admira também o profissionalismo e outras qualidades únicas do Sérgio Rodrigues, Analtina Dias, Rosa Lemos, Alexandre Cose. A nível internacional: Oprah Gail Winfrey que considera ser a encarnação da palavra superação”. Esmeralda destaca ainda Martin Luther King, Nelson Mandela.

Como fizemos com todos os homenageados procuramos saber qual o seu sonho para Angola. “Paz, liberdade, justiça, partilha equitativa de recursos”, foi a sua resposta.
Quanto a cidades, em Angola destaca o Huambo é no estrangeiro Vancouver (Canadá).
Da sua experiência profissional destacou vários momentos e realçou o facto de ter colaborado com a TV Marinha, onde foi apresentadora do programa Bom dia Marinha. “Foi uma experiência agradável”, lembra.

No plano académico auxiliou os seus professores na disciplina de Relações Internacionais e importa realçar que está no fim do mandato de quase cinco anos como secretária da congregação sede de Damasco (IECA).
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, essa excelente e grande profissional do jornalismo angolano Esmeralda Chiyaka.
Parabéns! Continue a ser esta excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola
Luanda, 02 de Novembro de 2015
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola"

You Might Also Like

0 comentários: