05:27 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments



Alexandre Cose, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 18 de Abril 2016


Somamos e seguimos com as nossas homenagens semanais e desta vez fomos ao encontro do jornalista da direcção de informação da Televisão Pública de Angola (TPA) o jovem Alexandre Cose.
Alexandre Cose, jornalista angolano

Alexandre de Jesus Mimoso Cose, nasceu a 27 de Março de 1976, em Luanda. Destaca como inspirações profissionais Arlindo Macedo, Mateus Gonçalves, Horácio Pedro, Amílcar Xavier, Paula Simons, Luís Fernando e Paulo Julião. Realçou ainda Mário Vaz, que, segundo o mesmo o influenciou a sua carreira, por ter sido seu colega no último ano Curso Médio de Jornalismo.
“Eu tinha a mania de gravar emissões de rádios angolanas e portuguesas e depois estudava-as ao mais pequeno detalhe. Passava a ouvir e reouvir o discurso dos pivôs, de modo que este exercício acabou por me converter num apaixonado animal do universo da comunicação e estes profissionais eram os que eu gravava nas cassetes. Eu tinha também montes de relatos de Manuel Rabelais, Rui Almeida, Jorge Perestrelo e agora, mais recentemente, Nuno Matos, da Antena 1. Era uma loucura. Eu próprio não achava normal. Não me importava nada de desgravar uma cassete de música para gravar uma narração pela rádio. Era afinal a expressão, no ADN, da arte de comunicar”, lembra Alexandre Cose.
Experiente, Alexandre Cose já trabalhou na Rádio Nacional; Rádio Ecclesia; TV Zimbo e agora dedica-se a Televisão Pública de Angola, aquela que chama "televisão clássica", “pelas ricas circunstâncias da sua história e impacto brutal na vida do país e dos cidadãos”.
Quando não está a trabalhar o eleito desta semana gosta de ler e pratica natação ou ciclismo, assume-se também como amante das plantas. “Dedico-me a elas todos os dias”. Criação de peixes em aquário é uma “paixão antiga”, de mais de 20 anos. “Gostaria de criar aves, mas aperta-me o coração de vê-las sob cativeiro, quando sabemos que o Senhor Deus fê-las para voar”, acrescentou.
Sobre os seus defeitos diz que não gosta de se decepcionar. “Quando isto acontece, não há chance para a outra parte. Corto a água e a luz com alicate de cortar arame farpado. Acho que não está certo. A vida é feita de altos e baixos e, por natureza, somos seres falíveis”, contou-nos. Virtude: gosta de confiar incondicionalmente nas pessoas e é muito paciente e persistente.
Quando questionado sobre a sua religião, Cose respondeu: Eu, Alexandre de Jesus Mimoso Cose, creio em um só Deus, Pai Todo-poderoso, criador do céu e da terra; creio em um só Senhor Jesus Cristo, filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos [...], Ele que é consubstancial é que por amor a nós entregou à morte na cruz para nos obter o prémio da salvação; creio no Espírito Sant, o Senhor dá a vida, Ele que vem do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é realidade de adoração e glorificação; creio na igreja una, Santa Católica e Apostólica, professo um só baptismo e espero ressuscitar no último dia, segundo as promessas do nosso Deus e ser feliz para sempre na glória do seu Reino”.
Cose tem 4 filhos, reside em Belas. No que toca a música destaca "Oceans (where feet may fail), da banda Hillsong United, destacou a novela brasileira Páginas da Vida (novela brasileira); o filme Titanic e no que toca aos actores Denzel Whashington.
E quanto a gastronomia contou-nos que o seu prato preferido é “Rabo de boi”. Na semana em que nos deu a entrevista pediu emprestado um livro com o tema: "Abrindo Caminhos", de Itamar Vian e Aldo Colombo, autores brasileiros. “Nesse livro, os autores nos querem mostrar o quanto viver é ‘caminhar com a mochila às costas, a cada amanhecer, seguindo os passos de Jesus. Aos fazer ao outro o melhor sem esperar recompensas, com certeza receberemos dele mais do que lhe damos’. Deus não deu a ninguém todas as qualidades, nem deixou ninguém sem nenhuma qualidade. Desta forma, precisamos uns dos outros”, frisou, acrescentando contudo que o escritor que gosta de ler é José Rodrigues dos Santos, o conhecido Pivot do Telejornal da RTP. A última obra que leu é “A Mão do Diabo”. “É muito electrizante”.
A nível internacional destaca a figura do Presidente Barak Obama, que, segundo Cose, “tem uma mão cheia de bons exemplos de simplicidade e humanismo, muitos dos quais nos inspiram verdadeiramente. Já como figura nacional elege o Frei João Domingos.
Tal como a todos os homenageados questionamos-lhe sobre o seu sonho para o nosso país. “Sonho com uma Angola onde todos sejamos felizes e prósperos, onde não somos obrigados a grandes acrobacias para enganar o próximo, para obter uma vantagem, uma Angola onde todos cultivam sem grandes campanhas, o espírito de compromisso com a Nação, um país onde as melhores instituições de educação e ensino são as do Estado e não as do privado. Sonho com um país que busca Deus em espírito e verdade e onde os homens se voltam a assumir como irmãos”.
A sua cidade de eleição em Angola é o Kuito-Bié (por razões afectivas) e no estrangeiro Nuremberga, na Alemanha
Licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, depois de vários anos de trabalho Alexandre Cose diz que um jornalista nunca está realizado, sonha entrevistar Fidel Castro.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Xande Cose.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola
Luanda, 18 Abril de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola"




You Might Also Like

0 comentários: