16:39 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments

Nina Codinho, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 3 Agosto 2015



ATT. É a quinta mulher a ser distinguida neste Espaço, parabéns a ela
Para esta semana a nossa homenagem recai para uma das mais Jovens, inteligentes e com uma margem de progressão muito grande e um belo rosto da Direcção de Informação da Televisão Pública de Angola (TPA).
Nina Codinho. Jornalista angolana

Mazunina Pita -Grós Codinha nasceu aos 20 de Julho de 1975 na província de Benguela. Estado civil divorciado, adora o mar, fazer praia e tomar banho de sol. Nos momentos livres ela passa quase sempre na praia, ou em casa na companhia de um bom livro, aconchegada ao sofá da sala. É amante da boa literatura e destaca alguns autores, como Augusto Cury, Paulo Coelho, Manuel Rui Monteiro, Pepetela na sua obra "Mayombe", Luandino Vieira, Luís Fernando nos seus livros "A saúde do morto”, “João Kumbu em Nova Iorque", Uanhenga Xitu e o último livro que leu é “100 anos de solidão”, de Garcia Marques. A menina de Benguela adora dançar, estar entre os amigos, ama também estar numa sentada familiar. Não abre mão da sua família por nada nesta vida, diz-nos com sorriso radiante que a família tem sido o seu pilar. Por outro lado, a nossa interlocutora frisou que nasceu e cresceu num ambiente religioso, sempre lhe foi incutido palavras como a honestidade, amor ao próximo, humildade, solidariedade, amizade e respeito a Deus, somente a Deus devemos dar toda honra e glórias, Ele é nosso guia mais presente em todos os momentos, protege-nos 24 sob 24 horas por dia.

Mazunina Codinho desejava ser hospedeira, mas já tinha uma queda para o jornalismo, pois quando pequena já era incentivada a ler muito, de quando em vez ela reunia-se com os vizinhos para ler juntos jornais como se de um noticiário tratasse.

Pessoas que lhe inspiraram no jornalismo: Mariana Ribeiro, Edgar Cunha, Ernesto Bartolomeu, Manuela Moura Guedes, José Rodrigues dos Santos, Mário Vaz, Paula Simons, Luísa Rogério e Amílcar Xavier.
A nossa figura da semana confidenciou-nos que gostaria de ter um programa como o da Marília Gabriela da Rede Globo de Televisão, onde ela pudesse entrevistar as pessoas de uma forma descontraída, com um espaço e onde se pudesse falar de tudo um pouco. 

Teve uma passagem pela Rádio e gostou da experiência.
Quanto aos defeitos, diz-nos que é mimosa e chorona, não gosta de amizades falsas, isto dói-lhe muito. Com relação às virtudes, a honestidade é para ela a maior de todas as virtudes. Procura nunca julgar ninguém, o único que tem o poder de Julgar é Deus e não devemos julgar o livro pela capa. Somos seres humanos sujeitos a erros e devemos amar a todos e respeitar as escolhas dos outros. Músicos de eleição: Paulo Flores, André Mingas, Edy Tussa, Margareth do Rosário, Yola Semedo, Matias Damásio e a Banda Maravilha.
Benguela e Huíla são as cidades de que gosta em Angola.

Prato típico preferido é funge misto com molho de Sumate e peixe seco acompanhado com uma boa Quissangua.
Frequência universitária em Ciência da Comunicação, ela considera-se um embrião no jornalismo e quando esteve a viver fora de Angola chegou a fazer o curso de assistente social, mas não terminou por motivos alheios à sua vontade. Ainda não se sente realizada. Ela elege como figura nacional a primeira-dama da República, a Dr. Ana Paula dos Santos; Ana Paula Godinho, António Paulo Tchipilica e, na arena Internacional, a Dama de Ferro Angela Merkel e o Presidente do Estados Unidos da América, Barack Obama. Augura uma Angola sem preconceitos, aonde os acessos à educação e saúde sejam prioritários e fáceis a todos. Não pode haver pessoas a morrer nas portas dos hospitais, porque não têm dinheiro para pagar. Onde as pessoas com deficiências auditivas, visuais e motoras tivessem oportunidade de levar a vida da melhor forma possível. O facto de ser magra, gorda, alta, baixa, vermelha, preta, amarela ou azul não fossem entraves para arranjar um emprego.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, esta excelente e grande profissional do jornalismo angolano ela É nada mais nada menos que a Jornalista Nina Codinha.
Parabéns e muitas felicidades pela distinta menção Honrosa a si e continue a ser esta excelente profissional, com muita dedicação e competências
Luanda aos 03/08/2015
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção é de:
"FOLINO ELIAS, KINNA SANTOS E VÂNIA VARELA"



You Might Also Like

0 comentários: