16:52 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments


Phil Nelo, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 21 Dezembro 2015

O homenageado de hoje é Manuel Mungongo “Phil Nelo”, nascido a 15 de Fevereiro de 1971, no Cazenga, em Luanda. A sua inspiração no jornalismo é Francisco Simons. Jornalista experiente já trabalhou para a Austrália Broadcasting Corporation; South African Broadcasting Corporation e fez colaborações eventuais para a CNN em Inglês, e em Angola na Rádio Nacional de Angola.
Phil Nelo, Jornalista angolano

Quando não está a trabalhar, Phil Nelo gosta de assistir séries de TV, filmes e de ler e também de viajar, sobretudo de carro, jogar xadrez e nadar.

Questionado sobre os seus defeitos realçou “a teimosia e falar alto”. Já sobre as virtudes, o jornalista, que é Católico, citou os seus amigos e familiares: “saber ouvir, franqueza, é amigos dos amigos e ajudar o próximo”.
Tal como a outros homenageados questionamos sobre actores e actrizes predilectos, que para Phil Nelo são Waldemar Bastos, Yola Semedo, Matias Damásio, Mamborró, Jack Kanga, Afrikkanitha, Konde Martins, Phil Collins, Michael Jackson, Nate King Cole, George Benson, colectâneas da Motown Records, Denzel Washington, Horatio Caine, Jamie Foxx, Mark Harmon, Paul Walker (RIP), Thom Cruise, Vin Diesel, Jason Michael Statham, Halle Barry, Angelina Jolie, Michelle Rodriguez, Scarlett Johansson, Daniela Ruah, Linda Hunt (Henrietta “Hetty” Lange, NCIS LA) entre outros.

Apreciador de filmes citou Velocidade Furiosa, James Bond e SWAT e como prato típico Funge (de preferência de milho amarelo) com carne seca, feijão e kisaka.
Amante da leitura nesta altura está a ler “A Audácia da Esperança”. Os seus escritores de eleição são Pepetela e Noam Chomsky.

Figura nacional e internacional que admira: Agostinho Neto e Barack Hussein Obama.
Depois de vários anos de trabalho, Phil Nelo ainda pretende “entender melhor a política angolana” e o seu sonho para o País é “uma Angola mais inclusiva e mais turística”.

Quanto as cidades que gosta em Angola e no estrangeiro são o Lubango, Lobito, Cape Town e Washington D.C.
Formado em Linguística Inglesa, pelo ISCED de Luanda, o homenageado desta semana ainda tens sonho de entrevistar o Presidente da República de Agola, José Eduardo dos Santos e o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. “Jornalismo é uma profissão onde se aprende todos os dias. Por isso, gostaria de continuar a desenvolver as minhas competências profissionais, sobretudo em relação a entrevista”, realçou.
E qual é a maior individualidade em que entrevistou: Nelson Mandela (África do Sul), Mohamed Morsi (Egipto), Pinto da Costa (São Tomé), Kumba Yalá (Guiné-Bissau), Carlos Gomes Júnior, (Guiné-Bissau), entre outras.

Como experiências de trabalho, destaque para o facto de ter partilhado a mesma redacção com Jornalistas como Candy Crowley (CNN), Andeiro João, Manuel Luciano, Paulino Bueco, Builo Victor, Eduardo Magalhães, Amélia Aguiar (Pombo) e conhecer centenas de Jornalistas angolanos e estrangeiros através de programas de formação para Jornalistas em quase todas as capitais de província nas quais tive o papel de co-organizador.

Para além do seu trabalho como jornalista desenvolve actividade como Assessor de Imprensa e de Programas, Webmaster, Consultor de eventos para a Embaixada dos EUA em Angola, Tradutor e Conselheiro de Imprensa para a Federação Internacional da Cruz e Crescente Vermelho, Professor de Inglês em várias escolas de Luanda, incluindo a CEPOL, ETRAINT e Luanda Communication Center.

Reconhecido pelo seu trabalho já foi agraciado por prémios como Extra Mile, Franklin, Meritious Honor do Departamento de Estado Norte-Americano (Embaixada, Angola).
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Phil Nelo.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola
Luanda, 21 de Dezembro de 2015
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola"



You Might Also Like

0 comentários: