17:58 O Jornalista da Semana em Angola 2 Comments


António de Sousa, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais


Fonte: Jornalistas de Angola - 25 Janeiro 2016

Está semana a nossa homenagem recai para o Sub-director de informação, apresentador dos principais serviços noticiosos e repórter presidencial pela RNA.
António de Sousa, Jornalista angolano

António de Sousa Simbo, nasceu em Buco Zau, Cabinda, e tem como fontes de inspiração David Borges, ex-RDP África, Luís Lourenço ex-TSF, Pedro Neto, Nuno Matos RDP e Mateus Gonçalves, da LAC.
Iniciou o seu percurso como jornalista em 1990, na RNA Cabinda, é co-fundador da Rádio Comercial de Cabinda, trabalhou na TPA Cabinda, depois vai para o Lubango continuar estudos e passou pela Rádio 2000, mais tarde regressou a RNA Huila. Foi correspondente da RDP África e Voz da América, no Lubango, e depois convidado por Paulo Julião tornou-se também correspondente da Rádio Ecclésia.
Com vasta experiência profissional, António de Sousa trabalhou como correspondente da BBC de Londres, em Luanda, a convite de João Van-Dúnem (já falecido) e foi Chefe de Redacção, Editor Chefe, Chefe da Redacção Desportiva e Coordenador de programas da Ecclésia. Esteve também na redacção da Khaya FM de Joanesburgo e na SABC África.
Casado, quando não está a trabalhar o homenageado desta semana gosta de praticar Basquetebol, Jiu Ju Tsi Brasileiro e dedica-se também as causas da defesa do ambiente. Católico Apostólico Romano, tem 3 filhos e reside com a família em Camama.
Os músicos de eleição de António de Sousa são Rui Mingas, Teta Lando, R Kelly, Lokua Kanza e Fella Kuti. Actores: Denzel Washinton e Angelina Jolie. Que defeitos tem este jornalista dedicado? É muito exigente, mimoso e demasiado frontal, assume António de Sousa que acrescenta: “não levo desaforo para casa”. O seu prato preferido é sacafolha de feijão de óleo de palma com frango e nos momentos livres gosta de ler e assistir televisão ou mesmo ir a praia.
Para além do que faz nos tempos livres devora livros, principalmente literatura inglesa, nesta altura está a ler The White Tiger de Aravind Adiga, uma novela/ficção deste escritor Indiano. “Há outras obras dele que aprecio como "Between the Assassinations", gosto também do Escritor Marlon James e por cá Pepetela e Ondjaki " os da minha rua". " Cartas " do Padre António Vieira, tem um estilo de escrita que me inspirou muito até para textos jornalísticos. "Arrepiam me as suas citações como esta: "há homens que são como as velas; sacrificam-se queimando-se para dar luz aos outros", revejo me nestes escritos.
A pessoa que mais admira é o seu pai e sonha com “uma Angola cada vez melhor e a crescer mais”. As suas cidades de eleição são Lobito, Durban, Barcelona, Los Angeles e Miami.
Quem António de Sousa sonha entrevistar? “o grande entrevistador americano Larry King (CNN)”, respondeu. A grande figura académica que Já entrevistou foi o historiador norte-americano Gerard Bende.
Com uma carreira digna de destaque, António de Sousa diz que ainda está muito longe de me sentir realizado, pelo que vai continuar a empenhar-se enquanto jornalista.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano António de Sousa.
Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola
Luanda, 25 de Janeiro de 2016
Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola"



You Might Also Like

2 comentários: