Drumond Jaime, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais

08:34 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments

Drumond Jaime, jornalista angolano
Fonte: Jornalistas de Angola - 14 Dezembro 2015
O homenageado desta semana é Drumond Alcides Jaime Mafuta, natural de Luanda, nascido aos 13 de Julho de 1967, casado com Núria de Fátima Jaime. A sua primeira experiencia jornalística aconteceu aos 11 anos como colaborador da pagina infantil 1 de Junho do Jornal de Angola. Aos 17 anos filia-se a Brigada Jovem de literatura, núcleo do Bairro Popular, onde escreve poesia e cronicas na revista cultural Mulembeira que mais tarde vão influenciar a produção radiofónica que inicia em 1988 na Radio Nacional de Angola. 

Drumond Jaime, como é conhecido, realizou os programas “Manha de Domingo”, “Onda da Manhã” (onde assumiu a moderação do debate Cartas na Mesa), na altura o espaço com maior audiência no País), “Boa Noite Angola”, “Hoje é Sábado”, “Dia Novo”, “Rádio Madrugada” e ainda os programas de entrevistas a Figuras políticas e militares de Angola e estrangeiras que tiveram influência no processo que levou o nosso País a independência, bem como "Foi há Vinte Anos" e "De La Pra Cá" ao lado dos jornalistas Hélder Barber e Paulo da Mata. 

Na Radio Nacional de Angola foi ainda chefe da Redacção Social, chefe do Departamento de Realização de Programas, o que equivale actualmente ao canal A e Director de Comunicação e Marketing e Porta-Voz. Já foi assessor de Imprensa do Ministério da Industria e co-fundador da revista Industria; Assessor de Imprensa da Gestão de Fundos SARL, empresa gestora dos fundos de pensões dos antigos combatentes; Chefe do CDI do Ministério das Obras Publicas onde fundou e dirigiu a revista Construção e Desenvolvimento; Director do Intercambio Internacional do Ministério das Obras Publicas; Chefe do CDI do Ministério do Urbanismo e Construção; Director do Centro de Documentação e Divulgação do Ministério da Comunicação Social e porta-voz do mesmo Ministério e Director Provincial da Comunicação Social do Kuando Kubango. 

Importa ainda realçar que Drumond Jaime é co-autor do livro de entrevistas "Angola: Depoimentos para a Historia Recente que reúne um conjunto de 22 entrevistas a figuras politicas e militares. O jornalista desta semana estudou Filosofia no Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, tem como ídolos Martin Luther King Jr. Cheik Anta Diop e Aime Cesaire. No que toca a literatura, apesar de ler de tudo um pouco, tem uma inclinação por textos filosóficos, História e Sociologia. Como autores de preferência citou Hegel; Michel Focault; Karl Popper; Rosseau; Zigman Bauman; Jean Paul Satre; Noam Chomsky; Bertrand Russell; Anah Arend; Max Weber; Karl Marx; Franz Fanon; Joseph Ki Zerbo, Irving Wallace, Dotoievsky; Tolstoy; Carlos Drummond de Andrade; Richard Wright; Chinua Achebe; Wole Soynka; Paulo Coelho; Gabriel Garcia Marquez; e ainda Manuel Bandeira; Jorge Amado; Platão; Aristóteles; São Tomás de Aquino; Frei Betto; Leonardo Boff; Pepetela; Wahenga Xito; António de Assis Júnior e Óscar Ribas. Gosta de todo o tipo de filmes principalmente os que levem ao entendimento de questões da história. 

Para Drumond Jaime a cidade angolana de eleição é o Uíge e a estrangeira Amesterdão. Sonha com “uma Angola sem pobres e sem pobreza, onde o homem angolano seja o centro de todo o esforço”. Já entrevistou várias personalidades nacionais e estrangeiras desejando entrevistar de momento os grande Noam Chomsky e Boaventura de Sousa e Santos. Não se sente realizado, considerando-se a esta altura da carreira e com trabalho de realce feito “um jornalista ainda em formação”. Prefere que os outros falem das suas virtudes ou defeitos. 

De momento, Drumond Jaime está a reler "Angolan Revolution "de Jonh Marcum. Admira no jornalismo angolano Paula Simons, Carlos Ferreira Casse, Maria Luísa Fançony, Ernesto Bartolomeu, Reginaldo Silva, Raimundo Salvador, Osvaldo Goncalves, Maria Luísa Rogério, Luís Fernando, Ismael Mateus, Isalino Paulo, Hélder Barber, Francisco Mendes, João Mendonça de Carvalho, Paulo da Mata, Suzana Mendes, Amílcar Xavier, sem esquecer os seus primeiros instrutores na Rádio, nomeadamente João Cunha, Manuel Gomes, Carlos Manuel e Dilma. 

Tal como aos outros homenageados questionamos-lhe qual o seu prato preferido que é funje com ovo e chouriço com molho de tomate. No que toca a musica internacional gosta de Gilberto Gil, Djavan, Caetano Veloso, Júlio Iglesias, Steve Wonder, Ray Charles, Lionel Richie, Manu Dibango, Fally Ypuppa, Franco, Npongo Love, Salif Keita, Zahara, Bob Marley, Miriam Makeba e outros. Em Angola Teta Lando, Dominguinhos, António Paulino, David Zé, Urbano de Castro, Bonga, André Mingas, Rui Mingas, Yola Semedo, Belita Palma, Lourdes Van-Dúnem. Professa a religião Católica. 

Depois do jornalismo e da literatura, tem como grande paixão a agricultura. Acredita que se chegar aos 60 anos vai retirar-se definitivamente para o Uíge ou Dondo e dedicar-se pura e exclusivamente ao campo e a literatura.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Drumond Jaime.

Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola
Luanda, 14 de Dezembro de 2015.

Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola




You Might Also Like

0 comentários: