Jornalista - Em destaque da semana finda nas redes sociais

07:15 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments

Jornalista angolano, Gonçalves Vieira Bande
Fonte: Jornalistas de Angola - 23 Novembro 2015

O homenageado desta semana é Gonçalves Vieira Bande, jornalista da rádio despertar. Nasceu aos 24 de Julho de 1987, no Município de Kiwaba-Nzoji, mais concretamente na Aldeia de Quissua, de onde saiu há dezoito anos.

É filho de Vieira Bande e de Madalena Gonçalves. Pai de um filho, solteiro é adventista do Sétimo Dia.
Tem como hobbies: ver televisão e a leitura. Neste momento está a ler o livro “Preparação para a Crise Final”, de uma escritora americana: Ellen White. Dos livros dela que já leu, constam por exemplo os títulos: “O Desejado de Todas as Nações, Vida e Ensino, Ciência do Bom Viver, História da Redenção, Caminho a Cristo” e tantos outros.

A Família Chiquilé e os Ndengues do Kota Duro são os seus grupos musicais de eleição.
O seu prato típico é o funge com kizaca e peixe seco. 

“A Última Batalha” é o seu filme preferido. 

Nos seus tempos livres gosta de ficar com a família e amigos. 

Malanje é a cidade do país que mais gosta e no estrangeiro é a cidade de Buenos Aires, na Argentina. Gonçalves Bande afirma que ainda não se sente realizado e alimenta o sonho de entrevistar o Presidente “ditador” (diz ele) da Coreia do Norte, Kim Jong Hill, para perceber à maneira “cruel” (na sua opinião) em que está a governar o país.

Tem como virtudes a solidariedade, o amor ao próximo e o respeito pela diferença. Em relação aos defeitos revela que é teimoso e tímido.

Há sete anos no mundo do jornalismo diz que desde pequeno quis ser jornalista e a primeira redação por onde passou é a da Rádio despertar, em 2008.

A primeira experiencia num jornal foi no Semanário Desportivo “O Remate”, durante dois anos. Passou igualmente pela redacção do Jornal “Global” e pelo jornal “Continente”. 

Colaborou também no “Semanário Angolense” e fez parte da equipa que fundou o Jornal “A República”.
Gonçalves Bande conta-nos que neste período de apenas sete anos, já teve momentos difíceis no exercício da actividade jornalística, desde ameaças anónimas, agressão verbal e um dos momentos mais tristes foi quando foi forçado à abandonar as instalações da Assembleia Nacional, por fazer na altura uma reportagem em directo pela Rádio Despertar, enquanto decorria o “Debate Mensal”, em que os Deputados discutiam o tema: “O Papel da Comunicação Social Pública no Estado Democrático e de Direito”.

O nosso homenageado desta semana sonha com uma Angola onde possa reinar a justiça social, coabitação na diferença e sensibilidade para com os mais desfavorecidos.

Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Gonçalves Viera Viera.

Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.

Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola.

Luanda, 23 de Novembro de 2015.

Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola

You Might Also Like

0 comentários: