Manuel Vieira, jornalista em destaque da semana finda nas redes sociais

07:23 O Jornalista da Semana em Angola 0 Comments

Jornalista Manuel Vieira
Fonte: Jornalistas de Angola - 23 Novembro 2015
O jornalista homenageado desta semana na nossa página é o grande Manuel Pedro Viera, Editor Chefe e moderador de debates da emissora Católica de Angola, a Rádio Ecclésia. Nasceu a 11 de Fevereiro de 1979, no município da Cakonda província da Huíla tem dois filhos e elege como prato preferido o mufete. 

Quando questionado sobre os seus defeitos, Manuel Vieira respondeu que não gosta muito de se qualificar, mas como grande defeito reconhece “é muito rigoroso” consigo mesmo. No trabalho procura sempre cumprir com o que está estabelecido na pauta e saber um pouco da pessoa que vai entrevistar. A leitura na vida do jornalista é uma constante. 

“Eu fico mal quando não leio um artigo de jornal”, frisou. 

Chamado a revelar-nos as suas virtudes disse que devem ser os outros a falar por nós, entretanto, fez questão de realçar que “a persistência compensa e a sorte segue sempre os audazes”. No que toca a religião, Manuel Vieira declarou que acredita “piamente em Deus” e que é “um católico praticante”. 

A par da leitura “M.V.”, como é carinhosamente tratado pelos colegas, gosta de quase todos os géneros de música embora realce o Semba. De Angola elege os músicos Paulo Flores (já sonhou em ser o seu biógrafo), Rui Mingas, Filipe Mukenga e o grande Bonga Kuenda. Quanto aos actores realçou o jovem Sílvio, que veio do Lubango, Orlando Sérgio e Tomás Ferreira: Actrizes: Lesliana Pereira e Raquel da Lomba “para não citar outros bons e grandes profissionais que temos nos nossos pais”. Actores internacionais: Jamie Foxx, Will Smith e Morgan Freeman, cuja escolha faz questão de clarificar: “não é por eles serem negros mas por ao longo destes tempos me marcaram”.

Do percurso de Manuel Vieira consta o trabalho na rádio Huíla, no programa infanto-juvenil, Rádio 2000, RDP-África, Correspondente da Voz da América, Sana-Press, Correspondente da Voz Alemanha e fez também alguns estágios profissionalizantes no Brasil, África do Sul, Portugal e Moçambique. Muito do seu tempo é passado a ver televisão, principalmente a CNN e BBC de Londres.

Dentre os autores que admira o jornalista elegeu como preferido Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos “Pepetela” de quem destacou as obras o “Predador”, “As Aventuras de N’gunga” e “Lueji', ao mesmo tempo citou “o grande Luís Fernando” e esclarece porquê: “não é por ele ser meu amigo mas é que o Luís se dedica mesmo a escrita”. 

Ao mesmo tempo realçou os nomes do jovem Ondjaki e o do jornalista José Rodrigues dos Santos bem como Dan Brown no plano internacional. Nesta altura está a ler a obra que fala da vida do General e governante angolano Kundy Pahiama. 

Depois de tantos anos de trabalho quem Manuel Vieira deseja entrevistar? o Presidente da República de Angola, Engenheiro José Eduardo dos Santos e no plano exterior o Papa Francisco, respondeu.

A figura de eleição de Manuel Vieira a nível nacional é o escritor Pepetela, que no seu entender deveria merecer o Prémio Nobel de Literatura e na arena internacional elege Nelson Mandela "O Madiba" mas principalmente “mas principalmente "Jesus Cristo é a maior das suas fontes".

Tal como a outros homenageados questionamos-lhe quem são os jornalistas que o inspiram ao que respondeu: “é difícil dizer, tive um naipe de bons e grandes jornalistas e até agora tenho-os como bons, estou a escrever um livro e neste livro irei falar de todos que me fizeram chegar até aqui, seria injusto dizer um ou dois nomes pois são muitos”.

Em 2009 Manuel Vieira ganhou uma das categorias do Prémio Maboque de Jornalismo, foi finalista em duas edições seguidas do Prémio Nacional de Jornalismo e sonha ter uma rádio que emita da Huíla, Benguela e Huambo.

Manuel Vieira deixa um conselho aos novos jornalistas: estudar muito, ler muito livros, para não produzirmos maus jornalistas, ter uma boa formação em língua portuguesa, realçando que ele mesmo “é aprendiz de tudo e mestre de nada”. 

No que toca ao seu sonho para angola o seu desejo é que haja uma Angola com mais liberdade e que o angolano seja o centro das nossas atenções, em que se se respeite a tia zungueira, o irmão roboteiro e o engraxador.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano Manuel Viera.

Parabéns! Continue a ser este excelente profissional, com dedicação e competências.
Todos Direitos Autoras Desta Publicação São Reservados à Página Oficial dos Jornalistas de Angola.
Luanda, 16 de Novembro de 2015.

Repórteres em Serviço, Entrevista, Texto, Edição e Correcção:
É da inteira responsabilidade da equipa de
"O Jornalista da Semana em Angola

You Might Also Like

0 comentários: